sábado, 25 de novembro de 2017

Intestino, o nosso segundo cérebro - Por Dr Victor Sorrentino


O intestino é considerado a maior glândula endócrina que possuímos, pois são muitos hormônios ali secretados, e todos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Entre estes hormônios encontra-se a acetilcolina e também o hormônio responsável pelo crescimento.
Cerca de 90% da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, é fabricada no intestino. O intestino também é considerado o segundo cérebro do corpo humano. 
Aproximadamente 80% do nosso potencial de imunidade está concentrado na mucosa intestinal, por isso, o bom funcionamento e a saúde do intestino é tão importante.
A verdade é que a saúde e o bom funcionamento do intestino regem a saúde geral do organismo inteiro.
Especialistas advertem que algumas condições ligadas ao funcionamento do intestino, como a síndrome do intestino irritável, podem levar a depressão, nervosismo e ansiedade.
Assim como estes sintomas emocionais também desequilibram a flora intestinal e acaba virando uma bola de neve, onde o mau funcionamento do intestino e as emoções negativas patrocinam um ao outro.
A qualidade da microbiota intestinal pode sem influenciar probabilidade de desenvolvermos problemas neurológicos. Em pesquisa realizada com ratos, foi detectado que os animais que não possuíam uma flora intestinal saudável também possuíam maior probabilidade de desenvolver características e comportamentos parecidos com autismo.
Pesquisas sugerem que inclusive o Mal de Parkinson pode começar no abdômen, constatando que a prisão de ventre é um dos primeiros sintomas.
Existe a hipótese de que a flora intestinal alterada contribua para a destruição de neurônios intestinais. E essa destruição pode progredir até o cérebro, levando ao Mal de Parkinson e também ao Alzheimer.
Mas isso tudo são apenas possibilidades, ainda falta muita pesquisa para que se possa considerar isso um fato comprovado. O que nos resta hoje é cuidar do funcionamento do nosso intestino para que nada disso possa acontecer.
Por isso eu aconselho, quem tem problemas de intestino, que trate, o mais rápido possível. Pois quanto melhor funcionar o seu intestino, mais saúde, qualidade de vida e longevidade você terá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário